Montijo

Montijo é uma cidade portuguesa inserida no Distrito de Setúbal, região de Lisboa e na Península de Setúbal com cerca de 26500 habitantes. Uma mistura de zona ribeirinha e de áreas rurais onde a paisagem é dispare e agradável.

Com presença humana desde o Paleolítico, “Aldegallega” é o nome primitivo do Montijo. Os habitantes locais, dedicavam-se à exploração de salinas e à produção de vinho, abastecendo Lisboa através de barcas e batéis.
O que visitar e fazer no Montijo :
Passeios Pedestres : É possível realizar vários passeios pedestres e admirar a zona ribeirinha, os paços do concelho e um conjunto de zonas de lazer.

Museu : situado na Atalaia, é dedicado ao meio rural da região e reúne grande parte do acervo etnográfico do museu municipal.

Igreja Histórica : um local histórico onde é possível apreciar um conjunto de relíquias nomeadamente o Retábulo da autoria de Tomás Luís , do século XVI.

Gastronomia : influciada pela localização junto ao rio Tejo e das áreas rurais de solos férteis que geram alimentos de uma riqueza de sabores inconfundíveis na gastronomia. Alguns pratos locais : Caldeirada à Pescador, Lamejinhas abertas ao Natural, Massinha de safio, Ensopado de Enguias c/arroz de pimentos ou c/Açorda, Carne de Porco c/Enguias. Especialidades de Doçaria : Queijadinhas de Leite, Bolo de Milho, Pudim de Vinagre.

Artesanato : Azulejaria e Vitral, Cobre, Bandarilhas, Ovos de Avestruz Pintados, Correaria , Cortiça.