Fauna e Flora

Percurso pela Reserva Ecológica Nacional do Pinhal Novo

Este continua a ser um dos segredos mais bem guardados do nosso concelho. A 7 km do centro do Pinhal Novo encontra-se uma das mais importantes áreas naturais do País, que encerra um verdadeiro tesouro em flora e fauna, que se revela um excelente percurso para efectuar a pé ou em BTT.

A Reserva Ecológica Nacional (REN) abrange cerca de 9% da área do concelho de Palmela, incluindo as margens do estuário do Sado, as albufeiras e grande parte das linhas de água. A maior área situa-se na zona da Brejoeira/Lagoa da Palha e abrange cerca de 10 km2.

A reserva abrange o troço final da Vala da Salgueirinha, que nasce a 200 m de altitude na Serra do Louro e a cerca de 14 km do Vale da Brejoeira, integrando charnecas húmidas e prados mediterrânicos. Aqui, podem observar-se 25 espécies de avifauna ameaçadas na Europa e estritamente protegidas.

Flora

Neste terreno pode encontrar-se o pinheiro bravo e o sobreiro. Ao longo das linhas de água podemos observar salgueiros, choupos, freixos e vimeiros. Nas margens da albufeira existem caniçais, junco, Maios, campaínhas amarelas e lírio amarelo, entre outros.

Fauna

Morcegos, toupeiras, lebres, raposas, cobras de água, e muitos outros, poderão ser observados no local.

Entre a extensa lista de aves aquáticas destacamos o perna longa, o borrelho pequeno de coleira, o maçarico de bico direito, a galinha de água, a águia de asa redonda e a águia calçada, o pato real, a garça, o melro, o verdilhão, o bico de lacre, a carriça, o pintassilgo e a toutinegra de cabeça preta.